topo.jpg

Um microRNA regula o desenvolvimento de espinhos dendríticos

MicroRNAs: novos alvos no estudo do desenvolvimento cerebral e doenças relacionadas.
Os microRNAs são moléculas pequenas de RNA não-codificador e que controlam a tradução dos RNA mensageiros-alvo. A expressão dos microRNAs é regulada dinamicamente na neurogênese e no desenvolvimento cerebral embrionário.
O controle espaço-temporal da tradução de mRNAs no desenvolvimento do sistema nervoso de mamíferos tem um papel importante no desenvolvimento e plasticidade sinápticos. Embora já tenho sido identificados vários microRNAs no cérebro de mamíferos, Schratt e colaboradores (2006) mostraram pela primeira vez um microRNA que regula especificamente a função sináptica. O grupo identificou um microRNA expresso especificamente no cérebro (miR-134 ou MIRN134), localizado no compartimento sinapto-dentrítico de neurônios hipocampais e que reguram negativamente o tamanho dos espinhos dentríticos – sítios pós-sinápticos da transmissão sináptica excitatória. O miR-134 inibe a tradução de um mRNA codificador de uma quinase (LIMK1) e a exposição dos neurônios a um estímulo extracelular, tal como BNDF, ativa o miR-134 a inibir a tradução de LIMK1 e, desta forma, pode contribuir para o desenvolvimento, maturação e/ou plasticidade sináptica.
Os genes responsáveis pela formação sináptica e também aqueles responsáveis por algumas formas de retardamento mental, são possivelmente regulados por microRNAs e, assim, essa classe de moléculas pequenas e não codificadoras de proteínas representam um novo alvo no estudo do desenvolvimento mental e nas doenças associadas como autismo, esquizofrenia, epilepsia, e outras, cuja mecanismo precisa ainda ser elucidado.

Sinopse preparada por: Elida Benquique Ojopi

Fonte: Schratt GM, Tuebing F, Nigh EA, Kane CG, Sabatini ME, Kiebler M, Greenberg ME. A brain-specific microRNA regulates dendritic spine development. Nature. 2006 Jan 19;439(7074):283-9.

Fonte: neurociencia